Quantas vezes foi acessado o meu blogger: GuilhermeWalladares

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Mauro Sérgio Portella

No mesmo dia,GuilhermeWalladares retorna com o ARTIGO/DISSERTAÇÃO n°02:
  • Hoje, em especial, quero fazer uma homenagem ao meu primo Mauro Sérgio.
Em Salmos, 24.5,”Este obterá do Senhor a benção e a justiça do Deus da sua salvação”. Assim me refiro ao meu primo.
Mesmo que eu acredite e diga muitas vezes que “ninguém conhece ninguém”, tive a oportunidade de conviver com ele e conhecê-lo um pouco.Tivemos conversas muito lucrativas.  Frequentemente, ele assistia à TV Senado e tinha um arsenal virtual de pesquisas guardadas e não aceitava ser contrariado naquilo que ele tinha certeza que tinha razão.Bastava eu discordar dele e retrucar:
-Ôôôôôôôôôôôôôôôôôô machooooooooooooooo,teimosooooooooooooooooooo!!!!
Ele corria para a Internet,encontrava as ferramentas,assistia pela TV e persistia nos seus argumentos. Assim, ele sempre comprovava suas verdades.
Era honesto e justo, o que lhe deixava revoltado com as injustiças sociais e com as roubalheiras dos politiqueiros. Quando eu teimava ele encontrava o argumento defensivo e concluía:
-Calaboca,machooooo!!!tu não sabe de nada não,machooooo!!!
Quando entro no apartamento da sua mãe que é a minha tia-avó Carmelita tenho o sentimento de que falta algo:a sua presença,as nossas polêmicas e discussões,o som da TV e a zoada do computador.
Inclusive achava-o muito parecido com o meu avô Ozielito. Como por exemplo,em sua organização pessoal, guardava as faturas dos pagamentos todas grampeadas.
Minha mãe sempre contou histórias de sua vida, infância, adolescência e sempre com ótimas lembranças de quando vinha de Cascavel para passar férias em Fortaleza na casa da tia Carmelita. O bom convívio com os primos.  Eram muitos passeios nas ruas, carnavais no Clube Diários, sorvetes e muitas brincadeiras felizes (em um tempo em que as pessoas podiam ser livres nas ruas de Fortaleza). E o delicioso café com pão e manteiga(hoje já não podemos comer manteiga) depois das brincadeiras, antes de dormirem um sono maravilhoso regado a amor e felicidade; nas feiras e ruas de Cascavel,na Farmácia Osiel de Castro, que ficava emendada com a casa. Lá ela via o avô manipulando remédios, atendendo ao povo de Cascavel.
O privilégio de poder conviver com os avós, Osiel e Moreninha.
Era muito engraçado quando íamos viajar de Cascavel  para Fortaleza pela manhã: se o ônibus saísse às 06h, nosso avô nos acordava as 03. E aí já tinha café e pão e a meninada toda em euforia. Esse era mais um momento legal, os primos juntos! Por isso, essa era uma das características do Mauro Sérgio. Algumas horas antes dos eventos ele já estava pronto. Agoniado que nem o avô!
Ele partiu fisicamente, mas todo o seu registro de vida continua aqui. Sua história será continuada pela sua família: mãe Carmelita, suas irmãs Nágela e Ileana e suas filhas Fernanda e Vitória, por seus netos, sobrinhos(as), primos(as), amigos(as).
 E o que há de mais importante é o amor, é a relação que construímos com as pessoas. Essa é a essência da vida!
De seus primos Regina e Guilherme
        Meu 02°primo materno

7 comentários:

Ileana disse...

Verdade primo. Você descreveu muito bem meu irmão e me fez relembrar nosso tempo em Cascavel. Saudade demais.

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

Amei o seu comentário,Prima!compartilha tb com a Nágela

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

A primogênita do meu falecido 02°primo,FernandaPortella n conseguiu acessar;mas,ela deixou um comentário p a sua tia Ileana &aqui estou publicando;Ela digitou às 9hs&03m da manhã de 28denovembro de 2022seg:
" Gratidão Guilherme pela linda mensagem em homenagem ao meu pai. Descreveu ele com detalhes, obg pelo carinho!"

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

A.Jorge,seu primo legítimo,meu tio comentou às 16hs&05m da tarde de 28denov.2022,seg:
"Muito pouco, porque ele muito mais jovem que eu. Tinha muita simpatia com ele, porque ele muito maneiro! Fiquei muito triste com a precocidade de morte dele. Perdi a oportunidade de me aproximar dele quando morava no rumo da Caponga! Teresina fica muito longe da gente manter encontros mágicos nesta vida! Fazer o quê?"

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

Tó eu copiei&colei essa tua opinião no artigo do nosso primo Mauro Sérgio no meu blogger;era p vc acessar o link,mas,como n fez,fiz essa triagem;preguiça,caduquice,falta de saco de fazer tal operação,EU fiz,ESTOU sendo claroo?mas,prezado tio,oque antecedeu o infarto fulminante do nosso primo Maurosérgio é que em 01°lugar ocorreu tais motivos na sua vida que ele não teve a CAPACIDADE DE SUPERAR;sem essa CAPACIDADE de superar ele ao meu ver&no furtivo olhar da minha mãe ele se enquadrou em um DEPRESSIVO SUICIDA INCONSCIENTE!nome feio,não é?mas,é issooo mesmo!!ele adorava Cascavel;principalmente quando se tratava do aspecto de "beber umas"talvez jogar algumas partidas de sinuca & jogar conversa fora com os seus amigos!Quando a sociedade entre ele e o finado RicardoBessa não deu certo ele de fato ficou MUUUUUITOOOOOOOOOOOOOO PUUUUUUUUTOOOOOOOOOOOOOOOO de n ir mais p Cascavel;junto a essa putice gerou nele uma profunda tristeza nele(já começo de um lance bem depressivo)ele se enclausurou no apartamento da minha tiaavó Carmelita;não sei se esse enclausuramento dele foi por problemas financeiros de n puder comprar nada em Cascavel(pq se pudesse 80%Da vida dele seria em Cascavel & 20%aqui em Fortaleza)junto a esse enclausuramento ele efetuava todos os pagamentos,consultas com médicos&compras,supermercado,fila de bancos p a tiaavóCarmelita outras demandas da nossa prima Ileana&problemas nos espólios da família quem resolvia tudo era ele."um exemplo bem banal:Deu problemas no chuveiroelétrico na casa de praia deles nas Dunas.Quem resolvia?o nosso primo Maurosérgio.Ele levava o eletricista p lá,resolvia,pagava o profissional.Oque na Hora H tudo oque ele fato fazia:pagamentos,compras,supermercado,filas de banco,consulta com a minha tiaavó Carmelita fazia ele esquecer um pouco a frustração dele não ir e não puder curtir Cascavel;imparcial a LOMBRA torta que houve entre ele e o finado RicardoBessa,Estou sendo CLAAAROOO?Aí quando ele estava de bobeira qual a válvula de escape que ele usava p matar o tempo?encher a cara;então,ele apenas,não tomava "só umas",ele esticava a baladeira mesmooo,metia o pileque na quinta a noite& ia até domingo a noite(Agora um lance muito controverso&Aí eu não tenho o direito de bisbilhotar,lógico,eu não sou nem detetive;não tinha grana p ir p Cascavel,juntar um pezim de meia,mas,tinha grana p financiar os pileques dele)junto a tudo isso o nosso finado primo era extremamente sedentário,sim,resolvia tudo que era p resolver,mas,ele era uma figura que não caminhava,não se exercitava,carambaaafaaazfaaavooor:Aí junta tudo a issooo,meu amigo,era sedentário,bebia&fumava que só a porraaaa,tinha um pavio curto,era nervosissímo(eu gostava de contrariá-lo,AI ele ficava puto,discutia comigo,provava por A+B que ele tinha RAZÃO;minha mãe avisava: "Guilherme,deixa de encher o saco do Maurosérgio,ele é uma figura de risco!se ele passar mal&morrer a família inteira vai culpá-lo,pare com issoooo!!!sabe,tio,EU fiquei com muito medo dissooo,AI deixei de contrariá-lo,ia p lá,ficava vendo TV com ele,almoçava com ele,mas,ficava na minha.Ai junta tudo issooo que eu digitei:era muito sedentário,bebia&fumava que só a pooorraaaa(quer dizer bebia mais do que fumava)era muito nervoso,junto a essas bebidas certamente rolava um tira gosto bem gordurosos,acho que tinha a pressão bem alta,como diz o matuto:lá no ôôôôôiiiii dos pau!eu indago p vc: vc quer que o coração dessa criatura agüenta tudo issooo?muita bebida,péssimos hábitos alimentares,pressão alta,não ia p médicos,era muito nervoso,pavio curto...ai tem que ser o SUPERHOMEM P AGÜENTAR toda essa CRIPTONITA,n concorda COMIGO?

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

A.Jorge,às 9hs&03m Da manhã de 29de novembro de 2022,ter. Respondeu:
Claro que eu concordo! Não sabia nada disso. O pior das "depressões" é que a própria família (qualquer uma) é a última a aceitar/acreditar que se está com depressão! Pode? Outra coisa, o pai dele Mauro e o tio Dalmo eram alcoólicos de mão cheia!

GUILHERMEWALLADARES—GRATIDÃO😃GRATIDÃO😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄😃😄 disse...

VictoriaPortella,filha mais nova do Maurosérgio comentou através do Whatapp da sua tiaIleana já que alega que n consegue entrar:
" Quanta sensibilidade nessa linda homenagem! Descreveu meu pai muito bem. Obrigada pela lembrança."